“Amo o que faço. Trabalhar na Justiça Federal, pela Justiça Federal e para a Justiça Federal da 2ª Região é mais um presente e nunca um sacrifício”. Foi assim que a juíza federal Paula Patrícia Provedel agradeceu a homenagem do Foro da Seção Judiciária do Rio de Janeiro (SJRJ). Na tarde desta terça-feira, a SJRJ colocou a foto da magistrada na galeria dos diretores do Foro. Cercada de colegas, amigos e de Júlio, seu filho caçula, Paula, que comandou a Seção em 2023, dividiu o sucesso de seu trabalho com a equipe. “Minha função foi facilitada por profissionais dedicados, que me transmitiam segurança para tomar decisões. Uma equipe – continuou – preocupada em servir à área–fim do melhor modo, deixando sua contribuição para a missão maior desta instituição, que é garantir à sociedade uma prestação jurisdicional acessível, rápida e efetiva”, elogiou. A magistrada deu a receita para quem quer se destacar. “Sempre prometi transpiração, porque só inspiração não é garantia de sucesso”. Paula não esqueceu de citar alguns incentivadores. “A desembargadora Tania Heine foi responsável pela minha transição da área administrativa no Tribunal para a área judicial”, agradeceu. Muito emocionada, a magistrada lembrou o início da carreira. “A menina de 20 anos que veio, muito contrariada e praticamente arrastada pela mãe, tomar posse, como servidora aqui, em 1989, estava redondamente enganada. A iniciativa privada nunca me traria a felicidade que encontrei no serviço público”, destacou.
O presidente da Tribunal Regional da 2ª Região, desembargador federal Guilherme Calmon, disse que o trabalho da juíza serve de exemplo para todos. “Estamos aqui reverenciando não só a pessoa, mas a profissional. A doutora Paula vive e respira a Justiça Federal desde que eu a conheço, Ela é, não só trabalhadora, mas uma pessoa de altíssima qualidade. A Seção Judiciária deve se orgulhar muito de ter tido a doutora Paula nos seus quadros”, elogiou o magistrado.
O diretor do Foro do SJRJ, juiz federal Eduardo André Brandão de Brito Fernandes, fez questão de destacar as qualidades da homenageada. “A doutora Paula é um exemplo de compromisso. Quando a gente pensa em reclamar, em desistir, aí lembramos que ela acredita num serviço público bem feito. A gente deve tornar a vida das pessoas mais simples e mais doce. Ela trata os problemas mais espinhosos e difíceis com doçura, categoria e educação”, frisou Fernandes.
A corregedora regional da Justiça Federal da 2ª Região, desembargadora federal Leticia De Santis Mello, destacou o talento de Paula Provedel como conselheira. “Quando tenho dúvidas sobre uma matéria ou algum assunto relacionado à atividade jurisdicional procuro por ela. Justamente pela certeza da excelência de seu trabalho”, elogiou Leticia. “Além disso – completou a corregedora – a doutora Paula também tem uma capacidade administrativa e organizacional enorme”.
Participaram da homenagem a desembargadora federal Andréa Esmeraldo; o desembargador federal aposentado Raldênio Bonifacio Costa; as juízas federais Marcela Brandão e Karina de Araújo; os juízes federais Roberto Schuman, José Carlos Garcia, Alfredo Jara Moura, Guilherme Correa de Araújo e Carlos Alexandre Benjamin; a diretora da Secretaria-Geral da SJRJ, Luciene da Cunha Dau Miguel, entre outros servidores.
A partir da esquerda: Karina de Oliveira, Roberto Schuman, Andrea Esmeraldo, Leticia De Santi Mello, Raldênio Bonifacio Costa, José Carlos Garcia, Guilherme Calmon, Paula Provedel, Eduardo André Fernandes, Alfredo Jara Moura, Marcella Brandão, Guilherme Correa de Araújo e Carlos Alexandre Benjamin
Seção Judiciária do RJ homenageia juíza Paula Provedel com foto na galeria de ex-diretores do Foro foi postado em Portal TRF2.