Conselho Federal da OAB fortalece laços com a China e formaliza convite para o 10º Fórum Legal do BRICS

Com o objetivo de fortalecer a cooperação jurídica entre Brasil e China, a OAB formalizou, em Pequim, o convite à China Law Society para o 10º Fórum Legal do BRICS, que será realizado em outubro, no Rio de Janeiro (RJ). A representação brasileira foi conduzida pelo presidente da Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados (Concad), Rodrigo Farias.

“O encontro foi uma oportunidade estratégica para reforçar a cooperação bilateral no âmbito do BRICS, um bloco de nações que busca promover o diálogo e a colaboração em diversas áreas, incluindo a jurídica. A presença da China Law Society no evento é considerada fundamental para o sucesso dos debates sobre os desafios e as oportunidades do cenário legal global”, disse Rodrigo Farias, acompanhado do advogado Eduardo Maia. 

A comitiva brasileira foi recebida pelos representantes da entidade chinesa: Jin Nan, conselheiro sênior; Zuo Jin, diretor da Primeira Divisão do Departamento Internacional; He Peng, diretor da Segunda Divisão do Departamento Internacional; e Li Lingyi, pesquisadora da Primeira Divisão do Departamento Internacional.

10º Fórum Legal do BRICS

O Fórum Legal do BRICS é um espaço de diálogo institucional entre os países que integram o bloco — Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul — com foco na cooperação jurídica e no intercâmbio de experiências entre os sistemas de Justiça.

O evento será realizado nos dias 24 e 25 de outubro, no Rio de Janeiro (RJ), quando especialistas e lideranças discutirão questões centrais para a integração jurídica e o desenvolvimento econômico e social desses países. O Fórum também servirá como espaço de articulação política e institucional, com reuniões paralelas das lideranças para a aprovação da declaração final, documento que consolidará os entendimentos alcançados e orientará futuras ações de cooperação.