Poucas decisões rivalizam com a opção de dar uma guinada radical e reiniciar um projeto consolidado do zero. Neste sentido, amparado pelos mais recentes números, o presidente da 2ª Subseção da OAB/ES, Adílio Domingos dos Santos Neto, fez, juntamente com sua diretoria e conselho, uma excelente escolha ao optar por migrar o espaço virtual do antigo site da OAB Cachoeiro de Itapemirim para um portal moderno e responsivo, adaptado às novas formas de conexão usadas pela sociedade e, particularmente, pela advocacia.
Dados de tráfego do primeiro mês do novo portal revelam que, somente em julho, foram registrados honrosos 167.740 acessos de IPs únicos; o que, para quem entende, é uma clara referência ao número total de visitantes e uma excelente maneira de medir o interesse despertado pelo novo endereço eletrônico da OAB Cachoeiro.
A estatística divulgada pela comissão de Comunicação da 2ª Subseção informa que, do total de acessos, 147.606 foram de IPs localizados no Brasil. Também foram registrados 9.094 acessos de IPs originados dos Estados Unidos; 1.878 da França; 1.102 da Alemanha; e outros 8.060 de IPs únicos fracionados em vários outros países.
“O trabalho desenvolvido no portal foi realizado de modo bastante pensado, estratégico. Tudo para assegurar mais informação de qualidade para a advocacia e a sociedade em geral. Sem compartilhamento de nossas ações por um meio acessível e bem adaptado aos novos tempos, as atividades realizadas pela Ordem não são entregues de forma plena ao nosso público alvo”, explicou o presidente Adílio.
Sobre os acessos provenientes de outras nações, o advogado e jornalista Wellington Cacemiro, coordenador da comissão, lembra que o tráfego de dados com registro de IPs de outros países é algo natural. Segundo comenta, para além do interesse de advogados e advogadas, acadêmicos e pesquisadores da área jurídica radicados em outras nações, não é incomum que muitos usuários da internet acessem sites usando serviços de VPN (Virtual Private Network) ou um proxy.
“Uma VPN é uma rede privada que permite que você se conecte à internet de forma segura e anônima. Quando você usa, seu tráfego é criptografado e roteado por meio de um servidor remoto. Isso torna difícil para terceiros rastrearem suas atividades online ou roubarem seus dados”, esclarece Wellington.
Um proxy, por sua vez, é um servidor que atua como intermediário entre seu dispositivo e o servidor que você está tentando acessar. Quando você usa um proxy, seu tráfego é roteado por meio do servidor proxy antes de chegar ao servidor de destino. Isso pode ser usado para ocultar seu IP, proteger sua privacidade e desbloquear conteúdo bloqueado.
“Browsers como Opera e Brave, assim como o próprio navegador Google Chrome por meio de extensões, dentre tantos outros, permitem que o usuário se conecte a servidores em todo o mundo, o que pode ser útil para proteger a privacidade do internauta”, observa o coordenador da comissão de Comunicação da 2ª Subseção da OAB/ES.
O fato mais relevante, contudo, é que os acessos de IPs únicos são uma métrica importante para acompanhar o desempenho do novo portal da OAB Cachoeiro de Itapemirim. Eles permitem, por assim dizer, medir o interesse no novo endereço eletrônico e determinar a assertividade com as mudanças implementadas.
Além disso, são, como destaca o presidente Adílio, um sinal positivo de que o novo portal foi bem assimilado pela advocacia e sociedade; o quê, em última análise, implica reconhecer que a OAB Cachoeiro de Itapemirim está fazendo um bom trabalho com mais este importante canal de comunicação.
“Vamos seguir trabalhando, implementando melhorias e assegurando a necessária modernização para que que a advocacia possa ter o melhor em informação”, confirma Adílio. Um compromisso que, reconheça-se, vem sendo cumprindo com zelo e atenção pela atual gestão.