Desde a última quarta-feira, dia primeiro de novembro, parte significativa dos advogados, servidores e jurisdicionados que frequentam o Fórum Desembargador Horta de Araujo, na Avenida Monte Castelo, no bairro Independência, tem a atenção capturada pelo grande laço de cor azul que adorna o edifício da OAB Cachoeiro de Itapemirim. A iniciativa, semelhante ao que foi feito em anos anteriores, serve para chamar a atenção da advocacia e o público em geral para a campanha “Novembro Azul”.
O simbólico adereço é, por assim dizer, a parte mais visível de uma ação que se tornou parte do calendário anual da 2ª Subseção da OAB-ES. O Novembro Azul, como tem ciência parte dos leitores, é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Na OAB Cachoeiro, a preocupação com o tema tornou-se um marco estabelecido pela atual diretoria e conselho nos últimos anos. Segundo dados da Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde, o câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. Estima-se que no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Até por isso, os diagnósticos de rotina merecem maior atenção. A recomendação é incentivada pela Ordem e, pelo bem da saúde do público masculino, vale para todos.