Na última segunda-feira, dia 03/6, o vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), desembargador federal Aluisio Gonçalves de Castro Mendes, representando o presidente, desembargador federal Guilherme Calmon, participou da cerimônia de posse da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia e do Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Nunes Marques, nos cargos de presidente e vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para o biênio 2024-2026.
A solenidade ocorreu no plenário do TSE e foi conduzida pelo presidente da corte, ministro Alexandre de Moraes. Além do presidente, compuseram a mesa o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira e o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti.
A nova presidente do TSE conduzirá a Corte Eleitoral até junho de 2026. A ela caberá coordenar as Eleições Municipais de 2024 e iniciar os trabalhos de preparação do próximo pleito geral. Com o TSE sob sua gestão e ao lado do ministro Nunes Marques, ela garantiu a realização de eleições “com tranquilidade, segurança e integridade”, assim como ocorreu em pleitos passados.
Desembargador federal Aluisio Mendes, vice-presidente do TRF2, participa da cerimônia de posse no TSE
Cármen Lúcia
Natural de Montes Claros (MG), Cármen Lúcia é formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-MG) e tem mestrado em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Também foi professora titular de Direito Constitucional da PUC-MG, advogada e procuradora do estado. É ministra do STF desde 2006.
Esta é a segunda vez que ela compõe o TSE. Na primeira passagem, entre 2008 e 2013, foi vice-presidente da Corte, nas Eleições Gerais de 2010, e tornou-se a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente do Tribunal em 2012, ano em que comandou as Eleições Municipais.
Em 2020, Cármen Lúcia retornou à Corte Eleitoral. Em 2023, ela se tornou vice-presidente do TSE, atuando ao lado do ministro Alexandre de Moraes.
Nunes Marques
O ministro Kassio Nunes Marques é natural de Teresina (PI). É bacharel em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), mestre em Direito pela Universidade Autônoma de Lisboa, em Portugal, e doutor e pós-doutor pela Universidade de Salamanca, na Espanha.
Atuou como advogado e foi juiz do Tribunal Regional Eleitoral piauiense entre 2008 e 2011. Também foi desembargador e vice-presidente do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, em Brasília (DF).
Nunes Marques é ministro do STF desde 2020. Foi eleito para o TSE em 2021 como ministro substituto. Em 2023, tomou posse como integrante efetivo da Corte Eleitoral.
Vice-presidente do TRF2 participa da cerimônia de posse no TSE foi postado em Portal TRF2.