A defesa das prerrogativas profissionais foi o foco da reunião realizada nessa terça-feira (26/8) entre o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, diretores do Conselho Federal, presidentes de seccionais e representantes do Sistema Nacional de Defesa das Prerrogativas. O objetivo era alinhar estratégias de atuação e reforçar a pauta como eixo permanente da atuação institucional da entidade.
De acordo com Simonetti, a defesa das prerrogativas é fator indissociável da proteção à cidadania. “Cada medida adotada pelo Conselho Federal em defesa das prerrogativas da advocacia é, antes de tudo, um passo firme na defesa da democracia brasileira. Nosso compromisso exige união, clareza e coragem para enfrentar as violações que atentam contra a profissão e, consequentemente, contra a sociedade”, afirmou.
Na mesma linha, o procurador nacional de Defesa das Prerrogativas, Alex Sarkis, destacou que a reunião foi essencial para aperfeiçoar o trabalho conjunto. “Realizamos, hoje, um importante encontro para alinharmos estratégias e prioridades de atuação, além de promover ainda mais eficiência no enfrentamento às violações. Esse aprimoramento é um compromisso permanente do CFOAB. É uma mentalidade que cultivamos para continuarmos fortes contra as investidas contra nossas prerrogativas”, avaliou.
Durante a conversa, foi ressaltado, ainda, que as medidas adotadas pela OAB Nacional não se restringem ao exercício profissional da advocacia, conforme salientou o presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Pedro Paulo Guerra de Medeiros: “O Presidente conclamou a todos nós a permanecermos unidos, votando em conjunto e reforçando a necessidade de darmos conhecimento à sociedade e à advocacia de cada medida que está sendo implementada. Simonetti não presidiu apenas uma reunião para tratar de questões da atividade profissional, mas se colocou à frente de um debate fundamental para a manutenção da democracia e do Estado Democrático de Direito em nosso país”, afirmou.
Representatividade nacional
A reunião contou com a contribuição de representantes da diretoria do Conselho Federal, como a secretária-geral Rose Morais e o procurador-geral Sérgio Leonardo, além de dirigentes de seccionais, como os presidentes Márcio Nogueira (OAB-RO) e Kaio Saraiva (OAB-MA).
Estiveram presentes, ainda, lideranças de comissões e procuradorias, entre elas, Marcos Vinícius Jardim, ouvidor-geral da OAB; Rafael Horn, coordenador-geral das comissões e das procuradorias; Gedeon Pitaluga, diretor-geral da ESA Nacional; Naiara Moraes, diretora do Sistema Estadual de Defesa das Prerrogativas e Honorários da OAB-PI; Thiago Diaz, presidente da Comissão Especial de Precatórios; além dos procuradores nacionais adjuntos de defesa das prerrogativas, Leandro Pereira, Kamila Teischmann, André Medeiros e Cássio Telles; e o procurador adjunto de Defesa dos Honorários Advocatícios, Breno Augusto de Miranda.