Reeleito para mais um triênio à frente da OAB Nacional, o presidente Beto Simonetti escreveu na edição deste mês da revista Justiça & Cidadania sobre a importância da união da classe para enfrentar desafios e fortalecer as prerrogativas da advocacia. “Somos e continuaremos a ser a entidade que mais faz por sua classe”, afirmou, em trecho do artigo.
Ao mencionar que os ataques contra os profissionais da área têm se intensificado, com agressões físicas e decisões arbitrárias que violam direitos fundamentais, Simonetti disse que “a OAB seguirá lutando para colocar fim a essas práticas danosas à advocacia e à sociedade – afinal, as prerrogativas dos advogados são proteções para que os cidadãos e as empresas possam pleitear e defender seus direitos de forma justa”.
De acordo com ele, a atuação da entidade permanecerá apartidária e independente, focada na união da categoria e na busca por soluções que garantam melhores condições para o exercício profissional. “Não cabe à OAB apoiar nem fazer oposição a nenhum partido, candidato ou governo. Atuamos pela união da classe em torno de questões profissionais”, pontuou.
O texto inclui, ainda, avaliações sobre os desafios econômicos e estruturais que a carreira enfrenta, além de projetos em benefício de advogadas e advogados de todo o país, como a interiorização da Ordem, a ampliação dos espaços de trabalho compartilhado e a conquista de avanços legislativos e tributários.