O ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Antônio Fabrício de Matos Gonçalves, participou nesta segunda-feira (21/10) do primeiro Conselho Pleno da OAB desde sua posse na corte trabalhista. Durante a reunião, realizada no Edifício OAB, em Brasília, o ministro destacou a importância do papel da advocacia nos tribunais superiores. Ele afirmou que trata seu gabinete como uma “embaixada da advocacia”, comprometido em valorizar as garantias e prerrogativas da classe.
“Me sinto muito bem de voltar às minhas origens e saber de onde venho e o que estou fazendo. Tinha pedido essa oportunidade para estar aqui, para agradecer formalmente e dizer que eu só acredito em representante do quinto em tribunais se tratar o espaço do seu gabinete como embaixada da advocacia”, disse o ministro Antônio Fabrício.
O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, elogiou a postura do ministro de valorizar a advocacia em seu gabinete. “Nunca se esqueça do seu compromisso com a advocacia, de ostentar a bandeira da OAB em seu gabinete, para que seja definitivamente marcado como território da advocacia. Isso representa uma conquista e reafirmação das garantias e prerrogativas da advocacia brasileira”, afirmou.
Perfil
Antônio Fabrício de Matos Gonçalves foi presidente da OAB-MG de 2016 a 2018. Além disso, atuou como Conselheiro Federal de 2019 a 2022 e presidiu a Comissão Nacional de Direitos Sociais da OAB Nacional durante esse período. Também já exerceu a presidência da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat). Possui pós-graduação em Direito de Empresa e mestrado em Direito do Trabalho, obtendo o primeiro lugar no doutorado em Direito do Trabalho. Ainda foi professor na Escola Superior de Advocacia (ESA) e integrou a delegação brasileira na Convenção da Organização Internacional do Trabalho (OIT), na Suíça, em 2014.
Leia também:
OAB parabeniza advogado Antônio Fabrício por aprovação pelo Senado para vaga no TST