O direito imobiliário, com suas nuances e especificidades, tem se tornado cada vez mais relevante no cenário jurídico brasileiro. Em um esforço conjunto para ampliar o debate sobre o tema, o IBRADIM-ES e a 2ª Subseção da OAB/ES promovem, na próxima quinta-feira, dia 19 de outubro, a partir das 15h, o seminário “Encontro IBRADIM-ES”. O evento, que acontecerá no auditório do Edifício OAB, em Cachoeiro de Itapemirim, é gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia.
A tabeliã de notas e registradora civil Nelisa Galante trará sua expertise sobre o tema das “plataformas digitais e a advocacia: celeridade e segurança jurídica”. Com uma trajetória marcada pela inovação, Nelisa é também idealizadora do projeto “Domine o Extra” e docente do “Inventário Extrajudicial na Prática – IEP”.
O professor e registrador civil Bruno Santolin, por sua vez, abordará as “primeiras impressões sobre a adjudicação compulsória e suas diferenças em relação à usucapião”. Com experiência como conciliador e mediador judicial, Santolin trará uma visão prática e teórica sobre o tema.
Já a advogada Juliana Frossard, coordenadora da Comissão de Direito Imobiliário da 2ª Subseção da OAB/ES, discorrerá sobre o “parcelamento do solo e chacreamento rural”. A temática, como bem sabe a advocacia, é de especial relevância para a região sul do Espírito Santo, que possui vastas áreas rurais e enfrenta desafios na regularidade imobiliária.
Juliana, ao comentar sobre o evento, destacou seu ineditismo e relevância: “O Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário (IBRADIM), uma entidade sem fins lucrativos, estará em nossa subseção para o primeiro evento de muitos, mostrando a importância do direito imobiliário e todas as suas especificidades. Teremos a honra de participar palestrando acerca do parcelamento do solo rural, especialmente sob forma de chacreamento e suas possibilidades, tema importante para nossa região que possui preponderantemente áreas rurais, trazendo a necessidade de participação dos entes públicos na criação de leis que beneficiem a regularidade imobiliária e consequentemente a movimentação da economia como um todo. Teremos ainda a participação de uma tabeliã e um registrador titulares de cartórios extrajudiciais que falarão sobre temas importantes para a advocacia imobiliária extrajudicial, esclarecendo a importante participação dos advogados em todo esse contexto”.
O “Encontro IBRADIM-ES” promete ser um marco para a advocacia imobiliária na região, proporcionando uma rica troca de experiências e conhecimentos entre os profissionais do setor. A realização do evento reforça o compromisso do IBRADIM e da 2ª Subseção da OAB/ES em promover a capacitação e atualização dos advogados e advogadas inscritos, contribuindo para uma advocacia mais qualificada e preparada para os desafios contemporâneos.