ESA: Em homenagem póstuma a Sylvio Capanema, presidente do TRF2 destaca o talento do magistrado

O presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), desembargador federal Guilherme Calmon, prestigiou, na manhã desta segunda-feira (15/07), no centro do Rio de Janeiro, a inauguração do auditório da Escola Superior de Advocacia (ESA), que leva o nome do advogado Sylvio Capanema. Muito feliz em participar do evento, o presidente do TRF2, lembrou da convivência com o homenageado. “Durante os eventos da Academia Brasileira de Direito Civil, que fundamos juntos, eu aprendia muito. Saía mais rico de conhecimento. Ele nos deixou um legado no Direito e na Justiça. Depois que se aposentou da magistratura, onde chegou a ocupar a vice-presidência do TJRJ, voltou à advocacia, atuando sempre com muita ética”, frisou. Calmon destacou a atuação de Capanema no Direito Imobiliário. “Ele foi o grande responsável pela edição da Lei do Inquilinato”.

 

Inauguração do auditório da Escola Superior de Advocacia (ESA)

 

O magistrado revelou um dado pouco conhecido no currículo do homenageado, que mostra como Capanema dominava muitos assuntos. “Fui aluno dele na UERJ, onde dava aulas de Direito Internacional Privado. Como esquecer das lições memoráveis desse exímio orador? Aliás, o nome do auditório destaca a palavra professor, a atividade que ele mais amava. Essa era sua marca”, disse. “Parabenizo a OAB e a ESA por essa linda homenagem ao Sylvio e toda sua família”, destacou o presidente do TRF2.

A mesa foi composta pelo presidente da OAB-RJ, Luciano Bandeira e sua vice, Ana Tereza Basílio; o diretor da ESA, João Quinelato; o secretário-geral da OAB-RJ Marcus Luiz Souza; a secretária-adjunta da OAB-RJ, Mônica Alexandre; o presidente da Comissão de Direito Civil da OAB-RJ, Gustavo Tepedino; o ouvidor da OAB-RJ, Pedro Barreto e a ex-presidente do IAB, Rita Cortez.

 

Auditório da Escola Superior de Advocacia (ESA) estava lotado

 

ESA: Em homenagem póstuma a Sylvio Capanema, presidente do TRF2 destaca o talento do magistrado foi postado em Portal TRF2.