Em mais um passo para ampliar a qualificação da advocacia brasileira, a Escola Superior de Advocacia Nacional (ESA Nacional) discutiu, nesta sexta-feira (12/9), a elaboração de um acordo de cooperação entre o Conselho Federal da OAB, por meio de sua Escola, e a Universidade de São Paulo (USP), por intermédio da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH).
A reunião foi conduzida pelo Diretor-Geral da ESA Nacional, Gedeon Pitaluga, com a participação da professora doutora Ana Carla Bliacheriene, coordenadora da EACH-USP, e do professor doutor Luciano Vieira de Araújo, vice-coordenador da unidade. O encontro teve como objetivo alinhar os termos da parceria, que deverá contemplar ações voltadas à formação continuada da advocacia, o desenvolvimento de projetos acadêmicos conjuntos e o intercâmbio institucional.
“A ESA Nacional, com a anuência do presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, discute a integração nacional por meio do conhecimento e da qualificação da advocacia brasileira, com o apoio qualificado e respeitabilíssimo da Universidade de São Paulo”, explicou Pitaluga.
De acordo com Ana Carla Bliacheriene, que também é advogada, a parceria é motivo de muito orgulho para a instituição. “É uma alegria estar aqui, ao lado do Gedeon e do Luciano, para anunciar o início dessa grande parceria que nós começamos agora com a ESA Nacional. Desta forma, a USP iniciará projetos acadêmicos para a capacitação e formação continuada das advogadas e advogados de todo o Brasil”, declarou.
Para Luciano, o acordo está sendo elaborado em um momento importante para o país. “A cultura da ESA de apoio às OABs do Brasil todo, nessa perspectiva de formação e reflexão sobre as mudanças que temos enfrentado, fortalece ainda mais a atuação da instituição. Para nós, é uma alegria, como representantes da Universidade de São Paulo, podermos conversar e pensar em projetos tão importantes”, disse.