Novo presidente da Ordem de Portugal assume com discurso alinhado à OAB em defesa das prerrogativas

O compromisso com as prerrogativas, com a valorização da advocacia e com a igualdade de oportunidades para a classe, considerado prioridade para a OAB Nacional, pautou o discurso de posse do novo presidente da Ordem dos Advogados de Portugal (OAP), João Massano, nesta quinta-feira (8/5), em Lisboa. A solenidade contou com a presença do presidente do CFOAB, Beto Simonetti, e do membro honorário vitalício Marcus Vinícius Furtado Coêlho.

“Não aceitaremos que haja advogados de primeira e de segunda, e iremos trabalhar para que todos tenham as mesmas oportunidades.  A dignidade do advogado é negociável e será defendida com determinação”, disse Massano, complementando que “a justiça só é plena quando todos têm acesso a ela, e é por isso que lutaremos.”

Na sequência, o novo dirigente da Ordem portuguesa afirmou que o objetivo da nova gestão é colocar o advogado no centro da atuação da Ordem dos Advogados, trabalhando em prol da eficácia e da modernização do exercício profissional, e anunciou iniciativas como o Programa Advogado 360. Segundo ele, trata-se de uma rede integrada que viabilizará ferramentas essenciais para que as advogadas e advogados de todo o país tenham igualdade de oportunidades.

De acordo com o presidente Beto Simonetti, “o discurso de Massano ecoou o que defendemos na OAB: não há justiça plena sem o respeito às prerrogativas da advocacia e sem a garantia de igualdade de condições para o exercício profissional. A dignidade do advogado é a base de um Sistema de Justiça verdadeiramente democrático”.

A presença da OAB Nacional na cerimônia de posse marcou a retomada do diálogo institucional entre as duas Ordens, com o objetivo de reconstruir o acordo de reciprocidade que permite o exercício da advocacia entre Brasil e Portugal.

Leia mais: Brasil e Portugal retomam diálogo para restabelecer acordo de reciprocidade entre as Ordens