OAB destaca iniciativa de Carlos Viana por ter recebido comitiva em sessão da CPMI do INSS

A OAB Nacional agradece ao senador Carlos Viana, presidente da CPMI do INSS, pela forma respeitosa com que recebeu a comitiva da entidade durante sessão realizada nesta segunda-feira (3/11). Ao abrir os trabalhos, o senador registrou a presença do grupo e reafirmou o compromisso da Comissão com o exercício da advocacia e com o respeito às prerrogativas profissionais.

A comitiva da Ordem foi composta pelo procurador-geral do CFOAB, Sérgio Rodrigues Leonardo; pelo procurador nacional de defesa das prerrogativas do CFOAB, Alex Sarkis; pelo presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia do CFOAB, Pedro Paulo Guerra de Medeiros; pelo diretor de Prerrogativas da OAB-DF, Newton Rubens de Oliveira; e pelo secretário-geral da OAB-DF, Rafael Teixeira Martins. O grupo esteve presente para acompanhar a sessão e reforçar a importância do respeito às garantias profissionais da advocacia.

“O senador Carlos Viana demonstrou equilíbrio, responsabilidade institucional e respeito à advocacia. Sua postura reafirma o compromisso com os princípios constitucionais que regem o devido processo legal e o livre exercício da profissão”, afirmou o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti.

Atos de desrespeito a advogados e advogadas durante oitivas anteriores motivaram o envio de ofício da entidade à presidência da CPMI e uma reunião entre Simonetti e o senador. “Atitudes como essa contribuem para a construção de um ambiente de respeito mútuo entre as instituições e reforçam a importância das prerrogativas como garantia do Estado Democrático de Direito”, completou o presidente da OAB.

Leia o ofício enviado ao senador

Leia matérias relacionadas:

OAB se reúne com senador Carlos Viana para reforçar compromisso mútuo com a proteção das prerrogativas da advocacia

OAB manifesta solidariedade à advogada que sofreu ataques na CPMI e reforça defesa das prerrogativas

OAB considera inaceitável declaração do deputado Zé Trovão ao criminalizar a advocacia durante a CPMI do INSS

Conselho Federal da OAB cobra respeito às prerrogativas da advocacia durante CPMI do INSS