OAB e INSS estreitam laços para aprimorar atendimento aos segurados e fortalecer a advocacia

Em um gesto de aproximação e cooperação institucional, a OAB e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) se reuniram, nesta segunda-feira (3/11), na sede do Instituto, em Brasília (DF), para fortalecer o diálogo e reafirmar o compromisso conjunto em defesa dos segurados e na valorização da advocacia previdenciária. O encontro marcou a retomada de uma agenda colaborativa voltada à melhoria dos serviços e ao reconhecimento do papel essencial da advocacia na efetivação dos direitos sociais.

A secretária-geral da OAB Nacional, Rose Morais, destacou que a reaproximação entre as instituições reforça a busca por soluções conjuntas em benefício da cidadania. “A advocacia e o INSS têm atuado lado a lado na proteção do segurado, da cidadania e também da advocacia. Nosso propósito é contribuir com pautas positivas para o país, sempre com a defesa da sociedade em primeiro lugar”, afirmou.

A presidente em exercício do INSS, Lea Bressy Amorim, ressaltou a importância de manter um canal permanente de diálogo com a OAB. “O diálogo contínuo com a Ordem é essencial para o reconhecimento dos direitos do segurado. O INSS está à disposição para promover dignidade e cidadania, tendo a advocacia como parceira nesse processo”, observou.

O procurador nacional de Prerrogativas da OAB, Alex Sarkis, também participou da reunião e destacou que a parceria entre as instituições vai além dos interesses corporativos. “O INSS protege os interesses do Estado e a OAB, os da advocacia — mas ambas compartilham uma missão maior, que é a proteção do cidadão”, afirmou.

A presidente da Comissão Especial de Direito Previdenciário da OAB, Shynaide Mafra Holanda Maia, defendeu a ampliação dos canais de comunicação entre as entidades e a criação de espaços permanentes de diálogo. “Um grupo de trabalho e um fórum interinstitucional podem reunir atores estratégicos para identificar as melhores práticas tanto para a advocacia quanto para a sociedade”, propôs.