O avanço da desjudicialização vem transformando a prática da advocacia no Brasil. Para discutir seus impactos e as novas oportunidades desse cenário, o Conselho Federal da OAB realizará, na próxima segunda-feira, 10 de novembro de 2025, das 17h às 20h, o evento virtual “Destrinchando os Processos Extrajudiciais – As oportunidades da nova advocacia e dos cartórios”.
A iniciativa é da Comissão Especial de Direito Notarial e Registral do CFOAB e busca fortalecer a advocacia extrajudicial e ampliar o debate sobre o papel estratégico do advogado nos procedimentos fora dos Tribunais.
Para o presidente da Comissão, Ian Cavalcante, a evolução dos mecanismos extrajudiciais reflete uma mudança significativa na prática jurídica atual. Ele lembra que “há três décadas, novos processos judiciais vêm impulsionando a advocacia extrajudicial, especialmente pela busca por celeridade processual, economia de recursos e efetividade do direito”.
Cavalcante reforça que o objetivo do encontro é mostrar que muitas demandas podem ser resolvidas sem judicialização. Segundo ele, “essas iniciativas priorizam a resolução de demandas fora do Judiciário, evitando, sempre que possível, a judicialização”, em sintonia com o trabalho conduzido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelas corregedorias extrajudiciais.
O encontro reunirá grandes nomes do Direito, como o jurista e professor Direito Processual Civil, Fredie Didier Jr.; o advogado e especialista em Direito Imobiliário, Bernardo Chezzi; a advogada e professora universitária, Flávia Hill; além da notária e incentivadora da advocacia extrajudicial, Priscila Patah. Entre os temas que serão abordados estão as mudanças trazidas pela desjudicialização, os impactos para a prática advocatícia e as novas possibilidades de atuação junto aos cartórios e registros públicos.
As inscrições são gratuitas e estão disponíveis na central de eventos do CFOAB. Os participantes receberão certificação de atividade complementar de duas horas














