OAB saúda recondução de Nunes Marques e destaca confiança no próximo presidente do TSE

O Conselho Federal da OAB parabeniza o ministro Kassio Nunes Marques, da Suprema Corte, por sua recondução ao cargo de ministro titular do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Atual vice-presidente, ele é o próximo na linha sucessória para assumir a presidência da Corte Eleitoral, o que ocorrerá em agosto de 2026, após o término da gestão da ministra Cármen Lúcia.

Com a recondução, o ministro iniciará um novo mandato de dois anos a partir deste domingo (25), em continuidade ao trabalho que desempenha desde maio de 2023.

“A OAB se mantém como parceira histórica da Justiça Eleitoral e temos plena confiança na condução equilibrada do ministro Nunes Marques, assim como temos na atual presidência”, afirmou o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti. 

Prerrogativas

De acordo com Simonetti, a Ordem, que tradicionalmente atua como observadora e defensora da legalidade nos pleitos eleitorais, segue em defesa do Estado Democrático de Direito, da soberania nacional e das prerrogativas da advocacia. “A OAB foi firme contra a decisão do STF de lacração de celulares dos advogados e não abrimos mão da defesa das prerrogativas. Essa é a mesma OAB que também defende a soberania nacional acima de tudo. O lado da OAB é a Constituição e nossa ideologia é o Estado de Direito”, concluiu.