Ordem promove 2ª Passeio Ciclístico

Iniciativa da Comissão de Direito de Trânsito busca conscientizar sobre expressivo número de acidentes

A Comissão de Direito de Trânsito da 2ª Subseção da OAB/ES vai reeditar no próximo dia 18 de maio uma importante iniciativa para chamar a atenção da população de Cachoeiro de Itapemirim e região a um tema relevante: o expressivo número de acidentes de trânsito registrados todos os anos no sul do estado do Espírito Santo. O 2° Passeio Ciclístico promovido pelo grupo, parte das ações da campanha Maio Amarelo, está agendado para começar às 06h30 com saída programada da Praça de Fátima, na Avenida Beira Rio. De lá, os participantes seguirão um percurso que passará pela Ilha da Luz e pelos bairros Aquidaban, Independência, Coronel Borges, Baiminas e Centro até a chegada na sede da OAB Cachoeiro, na Avenida Monte Castelo, no bairro Independência.

Para participar, os interessados devem fazer uma inscrição antecipada, por meio do endereço eletrônico https://www.e-inscricao.com/passeiooab/2. Acredita-se que o número de participantes da edição de 2024 possa até superar o de inscritos do ano passado.

“É com muita felicidade que estamos organizando o evento com o total apoio da 2ª Subseção. A intenção é voltar nossos olhos para o alto número de mortes e feridos no trânsito e melhorar a segurança de motoristas, pedestres, motociclistas e ciclistas”, observa a advogada Larissa Moura Tessinari, coordenadora da Comissão de Direito de Trânsito. Ela informa que os participantes, assim como em 2023, serão recepcionados na chegada com um café da manhã reforçado no estacionamento do prédio da Ordem dos Advogados do Brasil.

A campanha Maio Amarelo é, como registrado pelo portal em momento anterior, um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. No Brasil, em sua 11ª edição, a iniciativa, criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito.

No país, conforme dados divulgados esta semana pela imprensa nacional, mais de 392 mil mortes foram provocadas pelo trânsito nos anos de 2009 a 2019, segundo informações do Ministério da Saúde. Para piorar, uma pesquisa feita no final de 2023 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) registrou um aumento de mortes nos acidentes em 13,5% comparando à década anterior.

Com a 2ª edição do Passeio Ciclístico a Comissão de Direito de Trânsito da 2ª Subseção busca contribuir para conscientizar e reduzir os números de acidentes e de letalidades nas estradas da região. Um gesto nobre, diga-se, já que a questão da segurança viária, em última análise, é uma reflexão que precisa estar presente no dia a dia de todos.