Mais de 350 pessoas, entre magistrados, servidores, advogados e amigos se reuniram no Plenário do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), na tarde desta quinta-feira (08/08), no Rio de Janeiro, para a sessão solene da posse do novo desembargador da Corte, o advogado Alfredo Hilario, em assento destinado à OAB pelo quinto constitucional.
Hilario assume a vaga que fora ocupada por Messod Azulay, promovido a ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em dezembro de 2022. Além do presidente do TRF2, desembargador federal Guilherme Calmon, e de Azulay, compuseram a mesa o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), Fernando Quadros; o procurador regional da República, Leonardo Cardoso de Freitas; e o presidente da OAB-RJ, Luciano Bandeira.
Escolhido para saudar o novo magistrado em nome da Corte, o desembargador federal Guilherme Couto usou a frase “se queres ser universal, fale sobre sua aldeia”, do escritor russo Leon Tolstoi, para traçar um perfil de Hilário. “Cito algumas aldeias do meu amigo. A primeira delas é a aldeia do coração, formada pelos pais, pelos irmãos, pela mulher Cíntia e pelos filhos Pedro Henrique, Isabela Vitória, Maria Luiza e João Maurício. Essa aldeia é seu maior orgulho. A outra aldeia é geográfica, formada por Itaperuna e Bom Jesus de Itabapoana [municípios do Noroeste do estado do Rio de Janeiro], mais precisamente Piratininga de Bom Jesus, onde cresceu, filho de um lavrador”, disse o magistrado.
Na mesa de honra, Leonardo Cardoso de Freitas, Messod Azulay, Guilherme Calmon, Fernando Quadros e Luciano Bandeira
Ainda no campo da literatura, Couto fez outra citação, desta vez do escritor argentino Jorge Luis Borges. “O amor de Hilário nos faz invocar Borges, que dizia que os lugares estão em nós. Ele traz consigo Pirapetinga [distrito de Bom Jesus de Itabapoana], mesmo longe de lá. Ele tem um amor verdadeiro pelas suas origenr”, disse o magistrado, que destacou ainda a dedicação do amigo pela profissão. “Em quase três décadas de advocacia militante, doutor Alfredo foi aquele advogado de foro, que despachava diretamente com os juízes. Ele traz a cortesia e a sabedoria do interior para este tribunal”, frisou Couto.
Após prestar o juramento solene e assinar o livro de posse, o novo desembargador recebe as felicitações do presidente Guilherme Calmon
Já em sua fala, o agora desembargador federal Alfredo Hilario dirigiu agradecimentos à sua família, aos seus novos pares, aos juízes federais de primeiro grau, aos servidores e colaboradores da Corte e da primeira instância, com os quais, lembrou, tem convivido há anos, como advogado militante na Justiça Federal.
O magistrado manifestou também uma especial gratidão aos colegas da advocacia, pelos ensinamentos e apoio recebidos em seu percurso profissional: “Agradeço a cada um de vocês, que com sua paixão pelo Direito e com seu comprometimento com a justiça serviram de exemplo e de fonte de inspiração para mim”, declarou.
Alfredo Hilario destacou a relevância social da magistratura, cuja atuação, disse, é fundamental para o fortalecimento do estado democrático de direito e para a proteção e garantia dos direitos fundamentais. Ele observou que, nesse cenário, o Poder Judiciário deve empenhar para ser cada mais célere, eficiente e amplamente acessível.
“Registro meu compromisso de exercer minhas funções com total transparência, diligência e imparcialidade, pois sei que a confiança da sociedade no Poder Judiciário é essencial para a manutenção da ordem democrática. Essa confiança é construída diariamente por meio de decisões justas, fundamentadas e que respeitem, acima de tudo, os direitos humanos”, declarou.
Para o novo membro do TRF2, a concretização desses valores passa pela inovação e das novas tecnologias aplicadas à jurisdição: “A busca permanente da modernização para atender às demandas contemporâneas, em uma sociedade cada vez mais complexa e dinâmica, é essencial ao Poder Judiciário. Nós não podemos jamais esquecer que cada processo é único e que as partes envolvidas esperam e confiam na prestação jurisdicional de forma célere, nos limites da lei”, concluiu.
Encerrando a solenidade, o presidente Guilherme Calmon lembrou que as datas que já fazem parte da trajetória de Alfredo Hilário têm relação com a sua vida. “Em 19 de fevereiro esta Corte se reuniu para escolher um nome da lista tríplice. E hoje, 8 de agosto, acontece a posse, nessa já memorável sessão solene. Não acredito em coincidências. Alguém lá em cima já escreveu nossas histórias. 19 de fevereiro era o aniversário de meu pai e 8 de agosto, o de minha mãe. Isso já estava escrito”, disse Calmon.
Participaram da cerimônia a desembargadora federal Vera Lúcia Lima, decana da Corte; o desembargador federal Aluisio Mendes, vice-presidente; a desembargadora federal Leticia De Santis Mello, corregedora regional da Justiça Federal da 2ª Região e os desembargadores federais Guilherme Couto de Castro; André Fontes; Luiz Antonio Soares; Ferreira Neves; Marcus Abraham; Ricardo Perlingeiro; Simone Schreiber; Alcides Martins; Theophilo Miguel; William Douglas; Flavio Lucas; Carmen Silvia Lima de Arruda; Firly Nascimento; Wanderley Dantas; Júdice Neto e Luiz Norton.
Guilherme Calmon, Alfredo Hilario e Fernando Quadros
TRF2: Alfredo Hilario é empossado como desembargador da Corte, em vaga destinada à advocacia foi postado em Portal TRF2.