Ajuda aos animais: ação humanitária ganha força nas redes

Campanha de arrecadação de ração busca auxiliar especialmente cães afetados pela enchente em Mimoso do Sul

A Comissão de Proteção e Cuidados aos Animais da 2ª Subseção da OAB-ES lançou uma campanha de arrecadação de ração para auxiliar os animais afetados pelas recentes chuvas no sul do estado.  A cidade de Mimoso do Sul, como amplamente divulgado pela imprensa, foi uma das mais atingidas pelo temporal, com relatos de mortes e desaparecimentos de pessoas. Além dos humanos, os animais também sofreram com a situação, especialmente os cães.

Em resposta a essa crise, a 2ª Subseção está recolhendo rações para serem destinadas aos animais em Mimoso do Sul. A campanha de arrecadação de ração é uma iniciativa que visa angariar alimentos para cães resgatados após a tragédia.

“Muito embora cães tenham a capacidade de beber água de poças ou de locais que a tenham acumulado em razão de chuvas ou outro motivo qualquer, a realidade de Mimoso é de um caos de lama”, observa o coordenador da Comissão de Proteção e Cuidados aos Animais da 2ª Subseção, o advogado Elson Pereira Lacerda.

Dr. Elson Pereira Lacerda, coordenador da Comissão de Proteção e Cuidados aos Animais

Ele chama a atenção também ao fato de que praticamente todo o comércio da cidade estava localizado em áreas atingidas pelo temporal, inclusive as casas de venda de rações, o que, logicamente, tornou impossível para moradores e a população local adquirirem alimento para pets e animais abandonados.

“Falamos de cães pois eles são praticamente dependentes dos humanos. Gatos possuem um instinto caçador e uma agilidade que os permite ir a lugares onde cães não conseguem, muito embora também necessitem de nossa ajuda. Portanto, as doações podem ser para cães e gatos”, explicou Elson.

A sede da 2ª Subseção da OAB-ES, localizada no bairro Independência, em Cachoeiro de Itapemirim, é um dos pontos de coleta. Além disso, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (28) 3522-5540 para informar onde a doação pode ser recolhida.

A campanha também aceita contribuições financeiras por meio da chave PIX “28992782471”, em nome do presidente Adilio Domingos dos Santos Neto. As contribuições podem ser identificadas pelo WhatsApp da chave PIX.

“Muitos cães morreram durante a chuva porque ficaram presos em correntes e não tiveram como se salvar. Outros se desgastaram na enxurrada, bem como os gatos, tentado salvar suas vidas, nadando na corrente que invadiu a cidade. E assim como as pessoas que carecem de nossa ajuda e solidariedade, esses bravos bichinhos necessitam de nosso auxílio”, disse o coordenador da Comissão de Proteção e Cuidados aos Animais.

Desde o último sábado, dia 23 de março, a 2ª Subseção da OAB-ES tem se empenhado em coletar doações para ajudar as vítimas dos municípios do sul do estado do Espírito Santo que foram atingidos pela forte precipitação pluviométrica. Neste sentido, a campanha é um exemplo de como a sociedade civil pode se mobilizar para ajudar em momentos de crise.

“Não vamos fechar os olhos para aqueles que precisam tanto de nossa ajuda nesse momento, quem quer que sejam. Mimoso precisa do máximo de apoio possível para sua reconstrução e recuperação da dignidade de todos os seus moradores”, afirma o advogado.

Ações como a “Campanha de Arrecadação de Ração” não apenas fornecem assistência imediata aos animais necessitados, mas também destacam a importância da solidariedade e da ação comunitária. Trata-se de um exemplo concreto do compromisso da OAB com a proteção e o necessário cuidado dos animais.