OAB mantém esforços no socorro às vítimas das chuvas

2ª Subseção segue com campanha de arrecadação, fornecendo suporte às comunidades afetadas pelas chuvas no sul do Espírito Santo

A 2ª Subseção da OAB-ES entrou nesta quarta-feira, dia 27 de março, no quinto dia consecutivo da intensa campanha de arrecadação para ajudar as vítimas das fortes chuvas que atingiram o sul do Espírito Santo no último final de semana. O temporal, registrado durante a noite de sexta e a madrugada de sábado, deixou um rastro de destruição e desalojou milhares de pessoas, especialmente nos municípios de Mimoso do Sul, Vargem Alta, Apiacá, Muniz Freire e Bom Jesus do Norte.

Ainda no sábado, em uma reação rápida à tragédia, o presidente Adílio Domingos dos Santos Neto anunciou nas redes sociais que a Subseção estaria aberta no final de semana para servir como ponto de coleta de mantimentos, água, roupas e materiais de limpeza. Desde então, tem sido diário o trabalho de arrecadar as doações e levá-las às regiões atingidas.

Na segunda-feira, por exemplo, três carros cheios até o teto foram usados para as entregas feitas pela 2ª Subseção. Na data, as doações foram destinadas a Mimoso e Pacotuba, distrito de Cachoeiro de Itapemirim.

“Em um momento de tanta dor, ante uma tragédia sem precedentes, a OAB cumpre o seu papel institucional de apoiar os que foram afetados, sejam advogados e advogadas, sejam cidadãos em geral. A Ordem, ao pedir o apoio, foi prontamente atendida. Até agora foram toneladas de produtos entregues. Eles estão ajudando a minorar o sofrimento das populações atingidas”, disse Adílio na manhã desta quarta-feira.

Segundo informou o presidente da OAB Cachoeiro de Itapemirim, a Ordem está concentrada na arrecadação de água, roupas, alimentos, itens de higiene e limpeza, dentre outros, mas também em colchões e até mesmo ração para cães. Durante a semana, até a próxima sexta, a 2ª Subseção permanecerá recolhendo doações, das 12hs às 18hs.

Destruição

Em postagem publicada ontem no Instagram, o presidente Adílio descreveu o cenário de completa destruição testemunhado pela equipe envolvida no transporte das doações até Mimoso do Sul. Na oportunidade, o grupo teve acesso às dependências do fórum do município e relatou como as águas da chuva destruíram quase que completamente o primeiro andar do edifício que sedia o Poder Judiciário local e a Sala de Apoio à Advocacia.

“Situação da Sala da Ordem: destruída mesmo. Conseguimos chegar aqui hoje. Primeiro andar do fórum de Mimoso bem destruído. Salvou o ar (condicionado), né. Graças a Deus. Pelo menos o aparelho de ar. Entrou água em tudo aqui no primeiro andar”, comentou Adílio.

Na mesma postagem o presidente da 2ª Subseção da OAB-ES também informou ter sido destinada uma nova remessa com grande quantidade de produtos doados e kits preparados pela Comissão da Mulher Advogada (CMA). “A solidariedade está presente entre a maioria das pessoas e a cidade de Mimoso será reconstruída. A OAB vai apoiar a advocacia afetada. As doações não param”, observou.