Entenda o porquê da confusão com novo portal OAB Cachoeiro

Buscas no Google podem ter gerado alguma confusão inicial

Nos últimos dias o advogado Adílio Domingos dos Santos Neto, presidente da 2ª Subseção da OAB/ES, tem dedicado tempo a esclarecer dúvidas de colegas que enviam mensagens para seu smartphone perguntando sobre o novo portal da OAB Cachoeiro de Itapemirim. Parte destes, ao procurarem a instituição no Google, Bing e outros buscadores da internet se depararam com links que indicavam páginas do antigo endereço eletrônico, hospedado até então no domínio www.oabcachoeiro.com.br.

Como o domínio foi suspenso com a rescisão do contrato existente com a antiga mantenedora do site anterior, não raro, quem pesquisa depara-se com a mensagem “account suspended. Please contact your hosting provider to correct issues causing your website to be offline”, que, traduzido literalmente, significa “conta suspensa. Entre em contato com seu provedor de hospedagem para corrigir os problemas que fazem com que seu site fique off-line”.

Dá para imaginar, diante da mensagem, quantas pessoas não pensaram que o novo portal da Ordem estivesse quebrado ou fora do ar. Não está, no entanto, como explicou o próprio presidente Adílio.

Dr. Adílio Domingos dos Santos Neto

“Na verdade, alguns colegas estão pesquisando por ‘OAB Cachoeiro’ no Google e o buscador, que ao longo dos anos indexou várias páginas do antigo site, acaba mostrando estas páginas antigas, que não estão mais no ar desde que o contrato anterior foi finalizado”, observa.

É preciso lembrar, como destaca Adílio, que para modernizar o portal da 2ª Subseção da OAB/ES e torná-lo responsivo, a presidência, diretoria e conselho optaram por migrar para uma nova parceria, contratando as empresas responsáveis por editar a revista Advocacia e o portal Safe Zone, bem como instituindo uma Comissão de Comunicação, responsável por coordenar a publicação de conteúdo no novo portal.

Sites responsivos, leia-se, são aqueles que adaptam o tamanho das suas páginas – alteração do layout – ao tamanho das telas que estão sendo exibidos, como as telas de celulares e tablets. Suas vantagens derivam da adaptação a qualquer ferramenta que os usuários estejam usando para facilitar a sua visualização.

No caso da 2ª Subseção da OAB/ES, com a mudança o portal agora está no endereço eletrônico www.oabcachoeiro.com, domínio mais universal e global, enquanto o anterior era mais local e nacional.

“Com a alteração a Ordem ganhou um portal mais moderno, dinâmico e adaptado as transformações dos últimos anos, de comunicação notoriamente aberta e diálogo franco e constante com a advocacia e a sociedade”, explicou o advogado e jornalista Wellington Cacemiro, coordenador da Comissão de Comunicação da 2ª Subseção da OAB/ES.

Como chama a atenção o coordenador, o endereço eletrônico “www.oabcachoeiro.com” pode ser visualizado no Google ainda um pouco abaixo nos resultados, geralmente entre o final da primeira página de pesquisa e o meio da segunda página. “Isto se deve ao fato de que o novo portal já está indexado no buscador, mas leva algum tempo até que seu conteúdo se torne a referência principal nas buscas”, informa Wellington.

Dr. Wellington Cacemiro

Também foi tomado como providência pela Comissão de Comunicação o cuidado de informar ao Google que o antigo site indexado em seu buscador não está mais funcionando e que migrou para outro endereço eletrônico.

“O antigo site, que, infelizmente, não atendia mais as atuais necessidades da 2ª Subseção, teve seu domínio registrado em 2011. São 12 anos de páginas sendo indexadas pelo Google, o que não é pouca coisa frente a um portal que entrou no ar, oficialmente, no último dia 05 de julho de 2023. Mas, a equipe de TI responsável pelo novo endereço eletrônico já está trabalhando na otimização dos resultados e, em breve, eles mudarão naturalmente”, comenta Wellington.

Até lá, pede-se aos advogados e advogadas inscritos na 2ª Subseção da OAB/ES, bem como a todos os leitores que tencionam se manter atualizados com as reportagens, artigos, vídeos e serviços disponibilizados pelo portal, que se atentem ao domínio “www.oabcachoeiro.com” ao digitar sua pesquisa no Google, Bing ou outro buscador da internet. A imersão no conteúdo responsivo e dinâmico disponibilizado para todos valerá o cuidado.